Qualidade de Vida: como é viver no Bairro América


Notice: Trying to get property of non-object in /home/krempree/public_html/pg/post.php on line 32

  12 de Janeiro de 2022

Imagina o local ideal para se viver. Aposto que você pensou em um lugar que oferece acima de tudo uma boa qualidade de vida, não é verdade? Então, você pode ficar tranquilo que esse lugar existe e fica em Joinville, Santa Catarina.

Qualidade de Vida: como é viver no Bairro América

Você já desejou viver em uma das melhores cidades do Sul do Brasil? Que dispõe de qualidade de vida, segurança, tranquilidade, prosperidade econômica e diversas oportunidades de emprego?


Estas são só algumas características do que você poderá encontrar em Joinville, na região norte de Santa Catarina. 


O município também vem se consagrando como o principal polo industrial do Estado, concentrando mais de 20% de todas as exportações catarinenses.


Além disso, Joinville tem sido uma daquelas cidades escolhidas por quem deseja viver com mais prosperidade e sossego. 


Dos 43 bairros que estão espalhados pelo município, o bairro América é o que reserva os melhores locais, pontos turísticos e o que detém a melhor qualidade de vida. 


Então, neste artigo a gente te conta tudo sobre o bairro América e quais são as vantagens de viver por aqui!



Bairro América: sinônimo de qualidade de vida



Quem não gosta de poder acordar de manhã tranquilamente, em um bairro sossegado com um ar interiorano? 

Além disso, sair da porta de casa e poder avistar diversas árvores, passear por um parque municipal e ouvir o canto dos pássaros é sensacional.


Aliás, Joinville é um município com altas taxas de desenvolvimento humano. O IDH da cidade é de 0,809, o que é considerado como muito alto na escala que vai de 0 a 1.


Além disso, o que chama a atenção é que nos últimos anos a população joinvilense tem aumentado muito, e mesmo assim a cidade tem se mantido como um ótimo lugar para viver, inclusive para as populações mais idosas. 


Os dados ressaltam que em Joinville a longevidade da população é maior do que a média nacional.



Um pouco de história


O bairro passou a ser conhecido por sua atual denominação por volta de 1980, a região que compreende o Bairro América era denominada Centro, e mudou para o atual nome somente quando as novas instalações do América Futebol Clube, que em seus primórdios foi conhecido por Foot Ball Club Teotona, foram concluídas na Rua Visconde de Mauá. 


Pelo fato de ser um bairro de ocupação antiga, sua infraestrutura começou a ser instalada no início do Século XX, iniciando pela energia elétrica e mais tarde, a rede de água tratada. 


Houve uma alteração das atividades econômicas, passando de agrícolas para comerciais e industriais, atribuindo ao bairro maior centralidade. Neste bairro moram alguns descendentes dos colonos de origem germânica, que imigraram para a Colônia Agrícola Dona Francisca na segunda metade do Século XIX.



Características demográficas 



O bairro América possui uma área territorial de 4,54 km². Está situado a 1,63 km do centro de Joinville. 


De acordo com o último censo demográfico municipal, a população da região é de aproximadamente 12.200 habitantes, ou seja, densidade demográfica de 2.670 hab/km².


O América pode ser considerado um dos bairros que possui moradores com maior poder aquisitivo de Joinville. A renda mensal média é de R$6 mil. 


Por isso, a população predominante está entre pessoas com 18 a 59 anos, seguido por idosos de 60 ou mais.


Por gênero, a predominância é de 52,9% feminina contra 47,06% masculina. 


O bairro América fica perto de diversos centros de saúde, como:


  • Hospital Materno Infantil Dr. Jesser Amarante Faria;

  • Hospital Dona Helena;

  • Centro Hospital Unimed;

  • CAPS III.


Também abriga as escolas:


  • Jardim Escola Aldeia do Sol;

  • EEB Professor Germano Timm. 



Lazer, turismo e cultura pertinho de casa



Joinville também é conhecida por exaltar as tradições germânicas. Culturalmente falando, ela não é como uma Blumenau, mas concentra no seu cerne o legado dos antepassados. 

Quem visita a cidade nota que em diversos locais há placas escritas: cidade dos príncipes. Essa é uma história muito curiosa e que deixou marcas no município.


O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. 


Grande parte dos atrativos turísticos está no bairro América, como: 


  • Museu Nacional da Imigração e colonização;

  • Parque das Águas;

  • Escola de Teatro Bolshoi;

  • Centreventos Cau Hansen


Vamos conhecer mais sobre alguns desses atrativos? 


Museu Nacional da Imigração e Colonização

Localizado na rua Rio Branco, 229, o Museu Nacional de Imigração e Colonização é uma unidade instituída em âmbito federal e administrada pela secretaria de turismo de Joinville.

Lá é possível conhecer artefatos culturais, documentações e publicações relacionadas ao processo histórico da imigração no sul do Brasil. 


A instituição também produz estudos sociológicos e etnográficos para expor e divulgar. Toda a arquitetura é baseada nos séculos Imperiais e demonstra a importância de Joinville para a história brasileira.


Parque das Águas

O Parque das Águas é um ótimo local para lazer e tranquilidade em Joinville. Aberto ao público, o parque funciona todos os finais de semana e feriados.

Lá é possível passear, fazer piqueniques com toda a família, incluindo a criançada. É possível, também, realizar churrascos já que a estrutura dispõe de área de camping.


Um diferencial é a realização de passeios pedagógicos para escolas e grupos particulares, passando pelo jardim sensorial, interagindo com os animais e percorrendo trilhas com a identificação de plantas nativas da região.


O Parque fica na rua Quinze de Novembro!


Escola de Teatro Bolshoi

A Escola de Teatro Bolshoi está desde o ano 2000 no bairro América em Joinville. Essa é a única filial do famoso teatro Russo.

A instituição proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova, dança contemporânea e disciplinas complementares, com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior.


Durante todo o ano há apresentações de espetáculos de ballet com venda de ingressos, especialmente em outubro quando inicia a temporada. 


Para visitar, basta ir até a rua José Vieira, 315.


Centreventos Cau Hansen

Junto com a Escola há o Centreventos Cau Hansen. Inaugurado em 1998, a funcionalidade da Arena permite realização de shows e grandes espetáculos artístico-culturais, competições esportivas, feiras, exposições e eventos diversos. 

Comporta cerca de 4.900 pessoas sentadas, considerando a arquibancada, os camarotes e a plenária. Além da Arena, fazem parte do Complexo, o Teatro Juarez Machado, o Centro de Convenções Alfredo Salfer e o Expocentro Edmundo Doubrawa.


O Centreventos fica anexo ao Teatro Bolshoi.



Um bairro extremamente residencial



Joinville é a maior cidade de Santa Catarina. Por isso, não é de se surpreender que haja um grande movimento de carros, pessoas e diversos prédios espalhados pela cidade, seja de empresas ou residenciais.

Entretanto, um diferencial que o América possui é o “ar residencial”. Quem sai às ruas para caminhar tem tranquilidade, pode passear com os filhos, andar de bicicleta ou até dar uma caminhada na calçada com o pet sem se estressar!


É ideal para quem tem família com criança pequena, afinal, os pequenos sempre desejam ir para fora de casa e gastar energias, não é mesmo?


Além de tudo isso, o bairro tem muitos restaurantes, cafés, padarias e espaços para curtir um encontro a dois. Imagina fazer tudo isso a pé, sem precisar de carro ou ônibus? São muitos atrativos em um só lugar!


Já deu até vontade de aproveitar a vida e morar no bairro América, não é mesmo? Então, não perca tempo e encontre o melhor imóvel para você, agora mesmo. Se precisar de uma ajudinha, conte conosco da KR Empreendimentos.


Aproveite e fique ligado no nosso blog, no próximo artigo você vai ficar sabendo sobre a valorização Imobiliária do bairro América e as melhores opções de bares e restaurantes.


Até mais!


 
 
VEJA MAIS